O que é ecocardiograma (ECO)?
Ecocardiograma é um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração. Permite avaliar as medidas e a mobilidade das válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, além de características do fluxo sanguíneo.
Para que serve o exame?
Um dos principais objetivos do exame é determinar se existem alterações estruturais no coração como hipertrofia (aumento do músculo cardíaco), por exemplo.
Quais são os tipos de ecocardiograma (ECO)?
Ecocardiograma transtorácico (ETT):
O ecocardiograma transtorácico em repouso é o tipo de ecocardiograma mais comum. Permite obter informação morfológica e funcional sobre as câmaras (aurículas e ventrículos), válvulas e paredes cardíacas.
Existem dois tipos principais de ecocardiograma transtorácico em repouso:
● o ecocardiograma de Modo M2D, que avalia a morfologia e a função cardíacas
● o ecocardiograma de Modo M2D com Doppler, que avalia adicionalmente o fluxo sanguíneo
e o movimento dos tecidos cardíacos.
Eco doppler de Carótidas e Vertebrais:
O exame consiste em utilizar o ultrassom e o doppler pulsado e colorido para determinação da localização, dimensões e comprometimento à passagem do fluxo de sangue nas placas ateroscleróticas.
Avalia também a qualidade destas placas quanto a predominância de gordura, fibrose ou calcificação e complicações como úlcera e trombose.
É indicada para pacientes com diagnóstico ou suspeita de obstruções das artérias que podem incluir tonturas, cegueira súbita ou derrame (AVC) e pós operatório destas artérias.
Ecocardiograma fetal:
É um exame de ultrassom que permite avaliar se o coração do feto está se desenvolvendo adequadamente e se apresenta função normal dentro do útero da mãe.